O processo de avaliação nas unidades escolares da rede escolar Sesi-SP tem como perspectiva a aprendizagem do aluno e a melhoria da qualidade do ensino. Ele ocorre em diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem e, para isso, o professor utiliza vários procedimentos.
Independentemente da modalidade de ensino, são realizadas as seguintes avaliações:
• Diagnóstica – Realizada pelo professor na introdução de um novo conteúdo a ser estudado, com objetivo de diagnosticar os conhecimentos que os educandos já possuem sobre o assunto. Constitui ponto de partida para o planejamento do professor. A questão principal a ser respondida nessa avaliação é: “O que os alunos sabem?”
• Formativa – Ocorre em diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem para que professor e alunos possam identificar dificuldades e avanços. A partir da análise do desempenho dos estudantes, dependendo dos resultados, o professor deve propor novas atividades para alcance das expectativas de ensino e aprendizagem. O objetivo principal desta avaliação é promover a aprendizagem daquilo que está sendo ensinado. Neste momento, as questões mais importantes são: “Quais são as dificuldades e avanços? Como os alunos podem aprender melhor?”
• Classificatória – A partir da análise das aprendizagens observadas na avaliação formativa, o professor atribui notas que representam os resultados alcançados e que são sistematizadas em uma nota final da etapa.
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